Projetos Desenvolvidos Pelo Autor #1 - Sistema de Captura de Movimentos Baseado em Técnicas de Visão Computacional



Com alguns poucos conceitos estudados já é possível implementar sistemas práticos na área de visão computacional. Aqui, vou apresentar um exemplo que eu desenvolvi utilizando conhecimentos básicos:

Para fins de monitoramento e controle muitos parques utilizam câmeras com o propósito de detectar animais em período noturno. Utilizando algumas técnicas é possível programar um computador para receber a imagem dessa câmera e permitir que ela isole o animal do seu background (ambiente) e seja capaz de detectá-lo e reconhecê-lo. A seguir duas fotografias são apresentadas, uma do ambiente onde se localiza a filmadora e a outra de um animal capturado por esse dispositivo:










Uma vez que uma imagem nada mais é que uma matriz, primeiramente subtraimos o background da imagem com o animal. Se o valor final dessa subtração em cada pixel for próximo de zero, então teremos que o pixel do background foi detectado, caso contrário o animal foi detectado. Plotando apenas os pixels detectados obtém-se o animal. Para facilitar o processamento, o filtro gaussiano é utilizado para borrar a imagem e remover ruídos e em seguida a imagem é binarizada. O resultado é como se segue abaixo:

Observse o animal binarizado quase totalmente isolado de seu ambiente. Com isso, utilizando algoritmos de comparação e rastreamento é possível predizer sua posição, tamanho, o tipo do animal, entre outras características.

Fontes Utilizadas:

  • Notas de aula do Prof. Dongming Peng, PKI/UNO.





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